top of page

Circuito das cerâmicas começa com palestra sobre o “Novo varejo”

Evento foi realizado nesta terça-feira (13/08), em Marília


Em torno de 170 pessoas estavam presentes

A segunda etapa do Circuito de Negócios do Grupo ConstruSete (C7), organizado exclusivamente para atender as indústrias cerâmicas parceiras do Grupo, começou diferente desta vez – logo após a abertura oficial com o presidente Rafael Braghin e o gestor Marcos Biondi, foi convidado para o palco o professor da USP, Daniel Zanco, especialista em Varejo e Franquias.

Em pouco menos de uma hora, ele passou informações importantes sobre o “Neovarejo”, que inclusive é o título do seu recém-lançado livro, em parceria com Gustavo Chapchap.

Além de falar para onde está indo o varejo diante da grande mudança de comportamento do consumidor, Zanco listou os 10 grandes movimentos do novo varejo, com destaque para o “papel da loja”, que antes significava para a indústria o local onde ela guardava seus estoques disponíveis, e era também o lugar onde o consumidor, se quisesse ter um produto, precisaria ir presencialmente. Segundo o professor, isso não é mais assim, o que muda um monte de coisas.

Ele também citou os “serviços” como diferencial - uma oportunidade de aumentar as margens e de se diferenciar. Outro ponto diz respeito às novas formas de se comunicar com o cliente – as mídias sociais estão muito presentes na vida do consumidor. “E brasileiro adora isso! Passa mais de 5,4 horas/dia nelas”. Disse ainda que o “papel do vendedor” na loja também já não é mais só vender. “Ele ensina, fornece consultoria, gera conteúdo, inspira confiança, cuida do relacionamento, e VENDE!”

 

Quem vai sobreviver nesse novo varejo?

A recomendação de Daniel Zanco é para que todos deem um passo para trás e pensem o que gera relevância para o consumidor/cliente. Para ele, o caminho começa pela diferenciação, depois o preço e a conveniência.

 

Frases do dia:

 

“Toda vez que o consumidor muda de hábito, o varejo muda”.

 

“A loja hoje é a ferramenta de marketing mais poderosa que o varejo tem”.

 

“E agora que todos querem seus dados, a CONFIANÇA passa a ser o novo ativo”.

 

“O consumidor de Matcon é muito assediado”.

 

Wokshop para Profissionais de marketing



As lojas associadas ao ConstruSete levaram para o Circuito suas equipes de Marketing/agências de publicidade, que participaram de um evento simultâneo, elaborado exclusivamente para eles.

No período da manhã, reunidos na sala Zafira do Sun Valley (Marília) ao lado do salão principal onde estavam os lojistas, os profissionais participaram de um workshop com o professor Daniel Zanco. E no período da tarde, o gestor Marcos Biondi aproveitou para apresentar o ConstruSete, falou um pouco sobre o associativismo, e ainda sobre os principais projetos do Grupo – plataforma de EAD (Ensino a Distância), Homaz (e-commerce do C7), Rádio Indoor, CRIA (simulador de ambientes), Retail Media, Marcas próprias, o recém lançado programa “Feras da Construção” e, para encerrar, explicou a dinâmica da nova “Campanha Construfest – Uma festa de prêmios”, que será realizada em todas as lojas no período de outubro/24 a janeiro/2025.

 

Evento terminou já era noite!

Com a participação de 16 indústrias cerâmicas parceiras do Grupo, somando 22 marcas, as rodadas de negócios começaram às 10h (manhã) e se estenderam até às 19h, para que desse tempo de atender todos os fornecedores.

O Circuito de Negócios do C7 é realizado há mais de uma década e tem sido fundamental para fortalecer as parcerias entre lojistas e fornecedores, promovendo um ambiente de negócios próspero e colaborativo.

Segundo o presidente do Grupo, Rafael Braghin, ao longo desses anos todos testemunharam muitas evoluções na dinâmica do setor, sempre com o objetivo de estreitar as relações e impulsionar o crescimento das lojas.

“Sabemos que desde 2020, ano que ficou marcado em nossas vidas devido à pandemia da COVID-19, o mercado de materiais para construção nunca mais foi o mesmo! Assim como a maioria do varejo, nosso setor sofreu expressivas mudanças. As lojas tiveram que reaprender a trabalhar em um mundo muito mais acelerado e dinâmico, marcado pela presença forte das mídias digitais, vendas on-line, e atendendo um consumidor muito mais exigente e com urgência em tudo”, observa Braghin.

Para o presidente do C7, mais uma vez tornou-se imprescindível a união entre fornecedores e lojistas, para enfrentamento desse novo modelo de varejo, no qual os concorrentes são muito mais desafiadores e estão em toda parte do MUNDO!

“Estamos focados em criar novas oportunidades, aprimorar nossas parcerias e preparar o terreno para um futuro promissor”, disse Rafael em seu pronunciamento na abertura do Circuito.


Confira as fotos





194 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page